Diabetes Mellitus no paciente IDOSO!

Uma grande parte dos pacientes diabéticos em nossos consultórios tem idade avançada. Estima-se que 15 a 30% dos adultos maiores de 65 anos possuam Diabetes Mellitus (DM). Mas, se avaliarmos os pacientes com 75 anos ou mais, aumenta o número de indivíduos com alguma alteração na glicose e, muitos desses casos, não são diagnosticados.

Os pacientes idosos são mais suscetíveis às complicações do DM. Em muitos casos, isto ocorre pelo maior tempo de evolução da doença, pela diminuição da capacidade de produzir insulina pelo pâncreas e pela própria idade.

Entretanto, o manejo desse grupo de pacientes deve ser muito individual. Deve-se avaliar a existência de outras doenças, o risco de queda, a presença de algum quadro demencial ou depressivo, a diminuição da visão, a incontinência urinária, entre outros. Todos esses aspectos individuais podem afetar a escolha do melhor tratamento e o reestabelecimento do bem estar. Também, os pacientes idosos são mais propensos a quedas de glicose (hipoglicemia) e, consequentemente, aumento do risco de complicações associadas a essa queda.

Nos últimos anos, diversos estudos científicos têm demostrado que as metas de controle da glicose nesta faixa etária pode ser superior às metas de pacientes mais jovens. Esta individualização, tanto na escolha do tratamento quanto no alvo terapêutico, permite ao médico uma melhor escolha baseada no estado funcional e na saúde geral do paciente. A avaliação de cada indivíduo deve ser multidisciplinar com o objetivo de obter o maior número de informações quanto às suas capacidades físicas, sociais, psicológicas e funcionais, assim como, as possíveis limitações existentes.

Converse com o seu médico Endocrinologista! Em conjunto, vocês poderão estabelecer qual é o melhor tratamento e as melhores metas para o controle do seu Diabetes Mellitus.

 

Por Dr. Marcelo Fernando Ronsoni

Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis
Centro Catarinense de Endocrinologia e Metabologia

2 respostas
  1. Diabéticos Saudáveis
    Diabéticos Saudáveis says:

    Todos sabemos que para os diabéticos, a liberdade de escolha, gosto e sabor é substituído por restrições, controle e limitações de sabores.
    Mas esses tempos estão ficando para trás…
    Nutricionistas e Amantes da gastronomia estão criando receitas maravilhosas com todo carinho e cuidado específico.
    Clica em Diabéticos Saudáveis e saiba mais.
    Abraços.

    Responder
  2. Sabedoria Eclética
    Sabedoria Eclética says:

    Olá !!.. Realmente a alimentação é parte essencial para uma saúde e vida melhor, especialmente para os diabéticos.
    Estou divulgando um e-book gratuito chamado “Comida que Cuida”, se quiser usufruir e deixar para seus leitores, será uma grande satisfação para quem precisa.
    Abração!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *