Obesidade

Obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Atualmente, o parâmetro utilizado para o diagnóstico em adultos é baseado no cálculo do índice de massa corporal (IMC)

IMC = Peso* / (Altura X Altura)**
*peso em (Kg)
** Altura em (m)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), baseando-se nos valores do cálculo do IMC, os indivíduos com IMC maior que 25 são considerados como sobrepeso e aqueles com IMC superior a 30  são diagnosticados com obesidade.

IMC:
< 18,5: Baixo peso corporal
18,5 a 24,9: Peso normal
25 a 29,9: Sobrepeso
30 a 34,9: Obesidade Grau 1
35 a 39,9: Obesidade Grau 2
> 40: Obesidade Grau 3

 

A obesidade é um fator de risco para várias doenças (diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, doenças articulares, distúrbios do sono, entre outras). Além disso, existem diversas causas para o desenvolvimento da obesidade (isoladas ou em associação), entre elas, maus hábitos alimentares, falta de atividade física, predisposição genética, distúrbios hormonais.

O tratamento da obesidade é individualizado, devendo sempre ser acompanhado por um especialista. Uma abordagem multidisciplinar é a mais indicada, com mudanças de estilo de vida, alimentação saudável e prática regular de atividade física. A indicação do uso de medicamentos e o tratamento cirúrgico deve ser individualizado, sendo restrito para apenas um grupo específico de pacientes.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (www.endocrino.org.br)

 

marcelo

Por Dr. Marcelo Fernando Ronsoni
Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis
Centro Catarinense de Endocrinologia e Metabologia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *