Como manter alimentação saudável no final do ano?

Esta é uma pergunta recorrente no consultório e, com a aproximação do final do ano aumentam a frequência de comemorações, encontros, happy hour, que costumeiramente são acompanhados de comida e bebida.

A nutricionista Juliana Pastore preparou algumas dicas para que você não deixe de participar destes momentos de lazer e também não ganhe peso ou perca saúde com hábitos alimentares errados. “Tudo parte do principio do planejamento” afirma a nutricionista.

  • Se puder participar da definição do local de encontro, aproveite e convide os amigos para locais conhecidos e que servem alimentos saudáveis;
  • Planeje o horário das refeições para que os alimentos ingeridos durante a confraternização não sejam uma refeições extra;
  • Leia com atenção o cardápio e não tenha vergonha de questionar o garçom sobre o modo de preparo dos alimentos. Prefira alimentos proteicos, não fritos e não adicionados de “gorduras ruins”
  • Se for jantar, tente trocar acompanhamentos com excesso de carboidrato por vegetais. Normalmente acerta quem escolhe proteína vegetal ou carne magra + saladas ou legumes.
  • Muitas vezes as porções individuais são grandes, você pode dividir com um colega, pode optar pelo menu kids ou pode não comer tudo que é servido. Priorize sua saúde!
  • Se as opções forem: saladas completas, sanduíches de pão sírio, panquecas, tapioca ou crepes… Normalmente são boas opções, mas não adicione embutidos e molhos ou queijos gordurosos.
  • Se o local servir tabuas ou espetinho de carne/ frango, opte pelas opções sem embutidos, consuma pouco pão ou molhos a base de gordura e abuse do vinagrete e outras opções com vegetais.
  • Se optar por comida japonesa, prefira sashimi e temaki sem arroz, opte por shoyo light e evite o uso de cream cheese.
  • Preste atenção na quantidade de alimento ingerido. Muitas vezes o maior erro, nestes momentos, é a quantidade de alimento. Coma o suficiente e agradeça quando lhe oferecerem mais.
  • Lembre-se de matar a sede com água! Seu primeiro pedido em um encontro longo deve ser água! Não beba líquidos com açúcar e corantes. Se for beber álcool, modere o consumo.

 

 

 

 

 

 

 

Juliana Pastore
Nutricionista

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *